2305Reutilizar e proteger o meio ambiente levam à criação da lnovFlorestal
Irmãos vilaverdenses voltam a inovar, desta feita no setor primário e na rentabilização da biomassa

Fruto da paixão de três irmãos pela agricultura, nasceu em Vila Verde a InovFlorestal – Prestação de Serviços, uma empresa que se dedica à exploração florestal, nas vertentes de comércio de biomassas – lenha e pellets – e limpezas de todo o tipo, seja em jardins ou quintas.

Ana, Martinho e Tiago Almeida, fundadores da Zenit Automóveis, recuperaram conceitos intimamente ligados à sua primeira empresa para criar a InovFlorestal: reutilizar ao máximo e proteger o meio ambiente. Os preços baixos e a garantia de qualidade no serviço são traves mestras de atuação desta nova empresa.
“Sempre tivemos uma ligação muito grande à terra. Nascemos no seio de uma família ligada à agricultura, já desde os meus avós. Por outro lado, começa a surgir a oportunidade para nos virarmos de novo para as terras, embora adotando métodos mais inovadores, como indica o próprio nome da empresa”, começou por explicar Ana Almeida.

Neste momento, a empresa arranca com uma vertente de atuação mais ligada à floresta. No futuro, porém, a ideia passa por liga-la intimamente ao setor agrícola.
Ao nível das limpezas, a mesmas podem ser feitas num jardim, numa quinta ou numa zona de floresta. Em termos florestais, a InovFlorestal procede à transformação de madeira para venda de canhotas, mas também para aproveitamento dos restos para venda a empresas de transformação dos mesmos, convertendo-os em pellets.

Se um dos princípios da criação da empresa passava por proteger o ambiente, por outro, os serviços da InovFlorestal vão garantir o cumprimento da legislação que obriga cada proprietário à limpeza de 50 metros de terreno, entre as habitações e as florestas.
De acordo com Tiago Almeida, a grande vantagem centra-se no facto de “ao fazer limpeza, se recolherem os restos, que são encaminhados para uma empresa que faz a transformação para pellets, Biomassa”. Ou seja, garantindo o máximo aproveitamento dos recursos existentes, “o que permite proteger a natureza”.

Além disso, é garantido ainda que não é feita qualquer queimada no local. O terreno é limpo e os restos recolhidos levam o destino apropriado: ou para compostagem ou para a conversão em biomassa.

Ao nível da comercialização de lenha, os criadores da InovFlorestal fizeram um estudo de mercado para dar ao cliente algo diferente do que a concorrência oferece. “Nos Estados Unidos, descobrimos uma forma de embalamento da lenha inovadora e estamos a tentar adaptar uma máquina, cá em Portugal, para proceder a semelhante embalamento”, refere Ana Almeida. Assim, será possível apresentar uma solução à medida de apartamentos, com uma forma compacta e limpa de distribuir e acomodar a lenha.

Contrariar tendência de negativismo

A InovFlorestal também nasce, em parte, da vontade dos três irmãos Almeida fazerem frente ao ceticismo instalado, contrariando a “tendência de depressão e negativismo” e criando “mais alguns postos de trabalho”.
“Estamos há cerca de um mês no mercado e já temos algumas encomendas. Neste momento, a InovFlorestal tem dois funcionários no terreno. Já fizemos aquisição da maioria do equipamento necessário. Consoante a procura que tivermos, vamos ver para que área teremos que evoluir. No entanto, devo dizer que também procurámos contrariar a tendência de depressão e negativismo, criando mais alguns postos de trabalho”, explicou Tiago Almeida.
No seu entender, esta é a prova de que “uma pequena ideia pode tornar-se numa grande oportunidade de negócio, mesmo que ligada à agricultura e ao setor primário”.
Eucalipto, carvalho e pellets são algumas das biomassas comercializadas por esta empresa vilaverdense. Entre os principais serviços prestados destacam-se a limpeza de terrenos agrícolas e florestais, desmatação de terrenos e bouças, abate e poda de árvores, manutenção de jardins, desflorestações, controlo de vegetação espontânea, preparação de terrenos para plantações, plantações e aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Ver artigo em pdf

(Artigo publicado no Jornal TERRAS DO HOMEM| Quinta-Feira, 23 de Maio de 2013)
0905Disfrute do aconchego da sua lareira e desperte os seus sentidos!

Só com a lenha pode disfrutar do prazer do fogo, criando um ambiente rústico em espaços interiores e exteriores usufruindo de uma experiência sensorial.

Tire proveito de toda esta energia natural de uma forma simples e inteligente.

0905Como guardar lenha

Selecionamos para si um conjunto de ideias práticas de como arrumar, em pouco espaço e de forma limpa, a sua lenha.

Links

Contatos

Follow Us

Newsletter